Como Ter uma Alimentação Saudável sem Gastar Muito

Uma alimentação equilibrada é crucial para o desenvolvimento de uma vida saudável. E para quem passa muito tempo fora de casa, um planejamento alimentar é essencial. O bom gerenciamento da rotina alimentar também traz economia, pois assim você evita ou minimiza o consumo de produtos mais caros, calóricos e sem tanto valor nutricional.

Você tem um planejamento alimentar? | Imagem: reprodução/Pinterest
O ideal é planejar um cardápio semanal, fazendo uma lista e se programando para ter na sua dispensa o necessário. Um cardápio saudável deve incluir todos grupos alimentares de forma harmônica, fornecendo assim, as quantidades adequadas de nutrientes para manutenção das suas funções vitais.

O segredo do sucesso é hierarquizar os alimentos e dosar a quantidade calórica e nutritiva para cada porção. 

Para te ajudar na escolha alimentar, há 3 grupos alimentares que não podem faltar no seu cardápio:

carboidratos | Imagem: reprodução/Pinterest
1. Carboidratos: os carboidratos formam a base de nossa alimentação, pois são a principal fonte de energia do nosso corpo. Agora, é importante escolher as melhores fontes de carboidrato, como tubérculos como mandioca, inhame e cereais integrais como aveia, quinoa e arroz integral.

vegetais e frutas | Imagem: reprodução/Pinterest
2. Vegetais e frutas cruas: esse grupo você deve consumir diariamente durante as refeições. Os vegetais e frutas cruas fornecem uma grande quantidade de fibras alimentares e água, o que ajuda na digestão e prolonga a saciedade.

proteínas | Imagem: reprodução/Pinterest
3. Proteínas: as proteínas fortalecem a estrutura do nosso corpo, sendo necessárias em todas as refeições. Peixes, frango, carne vermelha, ovos, leite, feijão... a lista é extensa e a inclusão de alimentos proteicos no cardápio favorecem diversos processos biológicos do nosso organismo.


Gostou dessas dicas? Comente aqui embaixo qual a sua dica para manter uma alimentação saudável!