Entendendo o Cardápio dos Restaurantes Populares

Porque os Cardápios são passíveis de mudança?

Os Cardápios dos Restaurantes Populares, de Belo Horizonte, como em toda grande unidade de produção de refeições, são elaborados com muita antecedência, às vezes um mês do dia real da sua utilização.

Estes cardápios podem mudar, no mesmo dia da sua preparação, ou durante a semana, isto porque vários fatores podem interferir, exigindo a mudança, sem uma previa comunicação com os usuários.

E quais são estes fatores que podem alterar o cardápio?

Em princípio estão diretamente relacionados com a logística da distribuição dos alimentos e a segurança alimentar dos usuários, consumidores finais.

Por exemplo, está programado para amanhã, frango assado, como prato principal, mas houve um acidente com o caminhão que transportava o frango e toda carga foi saqueada, não sendo possível ao fornecedor o cumprimento da entrega da mercadoria e a carne de frango teve que ser substituída, no restaurante na data que estava prevista sua utilização.

Todo carregamento de carne, obrigatoriamente, deve ser transportado em caminhão frigorífico, com pessoal vestido com equipamento de segurança para evitar a contaminação do alimento. Ao chegar no local de desembarque, uma nutricionista qualificada ou a chefe de nutrição checa a temperatura da carga com um termômetro de ponteira que é introduzido profundamente na embalagem e se for constatado temperatura inadequada, mais alta do que a exigida para este tipo de carga, ela poderá condenar o carregamento e exigir o seu retorno ao fornecedor. Ao mesmo tempo ela fará um boletim de ocorrência que será encaminhado ao Secretário, para as devidas providências e punição do fornecedor daquela mercadoria. Obviamente aquela carne terá que ser substituída, naquela semana, no dia previsto para o seu consumo.

Outro motivo que pode levar a alteração do cardápio, diz respeito à segurança alimentar dos próprios usuários. Se a equipe de nutrição, responsável pela elaboração do cardápio observar que algum alimento apresenta condições inadequadas para ser servido, como a apresentação das folhas das hortaliças, sua consistência, ou os legumes, fora dos padrões, estas folhas ou legumes não serão utilizadas e serão descartadas, para não colocar em risco a saúde dos usuários.

É natural, portanto, aquele aviso afixado no cardápio dizendo que o mesmo poderá sofrer alterações sem que seja possível a previa comunicação com os usuários, a fim de que a norma de uma refeição saudável e segura, seja rigorosamente cumprida.